sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Festival de Besteiras que Assola o País – Dilma presidente e Marcelo Castro ministro! É muita zica para um país só!!!


Ministro da Saúde daquela presidente que diz que é o ovo do Aedes aegypti que transmite o zika diz torcer para que as meninas contraiam o vírus antes da idade fértil. E vai continuar no cargo, é claro! Ele não está lá por seus dotes intelectuais e técnicos

Parece mesmo não haver limites para a estupidez. Nesta quarta, Marcelo Castro, ministro da Saúde, fez uma visita à Sala Nacional de Coordenação e Controle de Ações para o Enfrentamento da Microcefalia. Resolveu depois falar com a imprensa e deu o que se pode chamar de boa notícia se verdadeira: disse que as pesquisas para a vacina contra o vírus zika começam ainda neste semestre. Três laboratórios já teriam estabelecido parcerias no exterior para levar adiante a empreitada: o Instituto Butantan, o Instituto Evandro Chagas, de Belém, e o Bio-Manguinhos, da Fiocruz.

Poderia ter parado aí, e todos nós ficaríamos algo desconfiados, porque conhecemos o governo, mas, vá lá, um tanto esperançosos. Mas sabem como é: Castro resolveu pensar alto, fazendo um raciocínio supostamente pragmático. E acabou contribuindo para passar adiante uma informação ainda não confirmada pela ciência. E, vocês verão, verdadeira que fosse, isso não retiraria o teor absurdo de sua fala.

Disse Castro:
“Não vamos dar vacina para 200 milhões de brasileiros. Vamos dar para as pessoas em período fértil. E vamos torcer para que, antes de entrar no período fértil, elas [as jovens] peguem a zika, para ficarem imunizadas pelo próprio mosquito. Aí não precisa da vacina.”

Dizer o quê? É isto mesmo: o ministro nos convida a torcer para que crianças do sexo feminino peguem logo o zika. Assim, diz ele, ficam imunes e não precisam tomar a vacina.

Como responder a isso? Bem, em primeiro lugar, a assertiva nega um dos fundamentos da universalização das vacinas. Em segundo lugar, ignora que os males do zika não se resumem ao risco de microcefalia do feto. Essa é uma consequência. Os sintomas do doente são outros. Em terceiro, suspeita-se que outras doenças estão associadas ao dito-cujo. Em quarto, não se tem a certeza ainda — trata-se apenas de uma hipótese — de que, tendo contraído uma vez o vírus, a pessoa fique imune. O próprio governo recomenda que se trate essa suposta imunização como mito, como se pode ver nesta página da EBC, a agencia oficial de notícias (imagem abaixo).

Pode parecer que estou aqui a maximizar uma gafe. Notem: se ele fosse ministro de qualquer outra pasta, talvez eu deixasse pra lá. Mas o sujeito é médico e titular da Saúde. Isso dá conta, sim, da qualidade de boa parte do governo Dilma. Todo mundo sabe que Castro, que é do PMDB, não está lá porque tem um perfil técnico que o habilite a exercer o cargo. Trata-se apenas de um arranjo político, de mais um.

Ora, o que os dados mais recentes da Operação Lava Jato revelam? Segundo uma das denúncias entregues ao STF pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, quando presidente, Lula literalmente dividiu a direção da BR Distribuidora entre Fernando Collor e o PT. Tal divisão teria servido, entre outros propósitos, ao pagamento de propina.

Essa é a concepção que o tal “presidencialismo de coalizão” assumiu no Brasil: os cargos são loteados entre os partidos políticos, que escolhem, então, os ministros segundo conveniências que, não raro, nada têm a ver com interesse público.

Estamos bem servidos nessa área. No dia 5 de dezembro, Dilma lançou em Recife um programa de combate ao Aedes aegypti. No discurso (vídeo abaixo, entre 8min42s e 8min56s), mandou esta pérola:
“Porque o mosquito transmite essa doença porque ele coloca um ovo. Esse ovo tem o vírus que vai transmitir a doença”


Um dia antes, participando da abertura da Conferência Nacional de Saúde, ela já tinha mandado ver (vídeo abaixo):
“E, agora, eu queria destacar uma questão, que é uma questão que está afetando o Brasil inteiro, que é a questão da vigilância sanitária: gente, é o vírus Aedes aegypti [que ela pronuncia “aegipsi”] , com as suas diferentes modalidades: chikungunya, zika vírus. Nós temos de tratar a questão do Zika vírus com muita seriedade”. Vejam.


Encerro

Temos uma presidente que confunde o mosquito com o vírus e que afirma que a doença é transmitida pelo ovo do inseto. E seu ministro da Saúde torce para que crianças contraiam logo a doença; assim, supõe-se, dá para economizar com vacinas.

Fomos da chanchada ao filme de terror sem escalas.

Quando eu era moleque, empregava-se muito a palavra “zica”, que, suspeito, derive de “ziquizira”, cujo primeiro sentido é “má sorte, urucubaca”. Empregava-se assim, quando algo dava errado: “Putz, meu! Que zica!”. Também podia significar uma operação malsucedida: “Xiii, deu zica!”.

Em qualquer das acepções, termino assim. Dilma presidente e Castro ministro… É muita zica pra um país só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário