terça-feira, 6 de outubro de 2015

A tentativa de algemar o TCU é um motivo a mais para apressar o impeachment


dilma - orçamento 2A operação desencadeada para submeter o Tribunal de Contas da União à vontade dos delinquentes no poder é, simultaneamente, um tapa na cara do Brasil decente, uma afronta ao Estado Democrático de Direito e outra prova material de que segue em vigor o primeiro mandamento da seita que tem em Lula seu único deus: não há limites para a canalhice.

Imobilizar o xerife e livrar o bandido do castigo iminente ─ é essa, em sua essência, a estratégia que orienta a manobra concebida para afastar do processo o relator Augusto Nardes. É mais que uma chicana de deixar ruborizado qualquer rábula de porta de cadeia. É coisa de quadrilheiro transformado em roteirista de um faroeste à brasileira. É, sobretudo, a confissão de culpa que encerra o assunto.

Só procura mudar as regras do jogo em andamento gente que se sabe condenada à derrota. O golpe tramado no Planalto para impedir (ou ao menos adiar) o julgamento da contas de 2014 comprova que o estoque de espertezas dos bacharéis governistas se esgotou. As desculpas esfarrapadas e os álibis mambembes forjados por Dilma Rousseff e seus doutores foram demolidos pelos fatos.

Não há como contestar o conteúdo devastador do relatório do ministro Augusto Nardes. Infestadas de vigarices, ilegalidades orçamentárias e bandalheiras fiscais, as contas analisadas por Nardes seriam reprovadas até num exame de admissão ao Jardim da Infância. Decidida a permanecer no emprego, Dilma resolveu fazer o diabo para escapar da provável nota zero que vai reduzir a distância que a separa do cadafalso.


Ao meter-se na conspiração forjada para algemar o TCU, desonrou mais uma vez o cargo que ocupa e ampliou a lista de motivos para apressar o impeachment. Quem apunhala o regime democrático para esconder pedaladas criminosas não pode exercer o direito de ir e vir no coração do poder.

Para 50%, bandido bom é bandido morto



Metade da população das grandes cidades brasileiras acredita que bandido bom é bandido morto. A constatação faz parte de pesquisa feita pelo Datafolha.

O levantamento foi encomendado pelo fórum brasileiro de segurança pública, uma ONG que reúne especialistas em violência urbana. A pesquisa foi feita no final de julho e vai fazer parte do nono anuário brasileiro de segurança pública, que será divulgado esta semana.

Financiamento PRIVADO


Auditores e procuradores do TCU saem em defesa do ministro Nardes e soltam nota dura contra o governo


NARDES  TCU PRESAuditores de Procuradores do TCU tiram nota em favor de Nardes e  afirmam que a “jogada” do Governo Dilma ao arguir a suspeição do Ministro. No ponto mais duro da nota se lê que ação foi “desrespeitosa, grave e muito preocupante para a democracia.

As associações de auditores e de procuradores que atuam no Tribunal de Contas da União (TCU) fecharam nesta segunda-feira (5) uma nota conjunta em apoio ao ministro Augusto Nardes, relator do processo de análise das contas de 2014 do governo Dilma Rousseff. A nota é uma resposta ao pedido que o governo fará, ainda nesta segunda ao tribunal, para que troque Nardes da relatoria do caso, alegando que o ministro antecipou seu voto – que pede a reprovação das contas federais devido às “pedaladas fiscais”. Submetido à Lei da Magistratura, Nardes teria cometido uma falta grave, segundo o governo.

Na nota, as associações afirmam ter “plena confiança” na forma “isenta, técnica e imparcial” com que o processo foi conduzido por Nardes no TCU. “Arguir a suspeição de um magistrado é um direito, mas fazer disso um ato político, numa possível tentativa de intimidar a Corte de Contas ou pré-desqualificar seu pronunciamento é desrespeitoso, grave e muito preocupante para a democracia”, dizem as entidades.

O julgamento está marcado para ocorrer na próxima quarta-feira, 7. O parecer prévio do relator é pela rejeição das contas. Também recomenda a reprovação das contas do governo Dilma o Ministério Público de Contas (MPC). “Curioso que essa arguição (contra Nardes) ocorra apenas às vésperas da sessão de apreciação do parecer prévio a ser encaminhado ao Congresso Nacional”, afirmam as entidades.

Assinam a nota a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), a Associação da Auditoria de Controle Externa do Tribunal de Contas da União (AUD-TCU) e a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC).

As “pedaladas fiscais” foram reveladas pelo Broadcast (serviço de notícias em tempo real da Agência Estado) e pelo jornal O Estado de S. Paulo em julho do ano passado. Consistem nos atrasos propositais do Tesouro Nacional no repasse de recursos aos bancos públicos, que foram forçados a usar recursos próprios para continuar pagando em dia programas sociais obrigatórios.


O TCU entende que, ao fazer isso, os bancos públicos financiaram seu controlador, o governo federal, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. (UOL)

"Corrupção no Sistema S é caso de polícia"...
"Vou convocar Lula, Dilma e Erenice para depor"... diz presidente da CPI do Carf




"18 bi do Sistema S vai para aplicações de banco e isso é crime", denuncia o senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO). O parlamentar fala sobre esquemas de corrupção no Sistema S, que é o conjunto de nove instituições de interesse de categorias profissionais como o SENAC, SENAI, SESI, SEBRAE, entre outras. Entenda o caso no 1º bloco do 'Direto ao Ponto', com Joice Hasselmann.


O presidente da CPI que investiga o Carf, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), afirma que a "corrupção nas contas do conselho pode chegar a 40 bilhões". A compra por 'lobby' da MP 471 no governo Lula também será pela CPI presidida pelo parlamentar e ele promete que convocará o ex-presidente, Dilma e Erenice Guerra para depor. Acompanhe o caso no 'Direto ao Ponto', com Joice Hasselmann.

PERSPECTIVAS - Rede de Marina Silva