quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A Saúde do coronel Ustra


Sem condições para responder a todos os e-mails que temos recebido com perguntas sobre o estado de Saúde do meu marido, vou tentar resumir sua situação. Carlos Alberto, no final de abril, por conta de um infarto que não deixou sequelas, ficou internado no HFA por 12 dias - 4 dias na UTI -, voltando em seguida para casa.

Sempre cuidadoso com a saúde, continuou então seu tratamento de rotina para controlar seu PSA que vinha apresentando aumentos significativos.

Em fins de junho, já com o PSA muito alto, foi feita uma biópsia que diagnosticou um câncer. Encaminhado imediatamente, por um urologista para um oncologista, fez uma cintilografia óssea , onde apareceram células neoplásicas em alguns pequenos pontos.

Começou a corrida contra o tempo. Foram planejadas seis sessões de quimioterapia. Na segunda sessão foram necessárias duas transfusões de sangue e procedimentos de reidratação. Na terceira sessão , já com as imunidades baixas, teve febre alta e foi internado no Hospital Santa Helena – UTI , com acompanhamento do oncologista. Refeito foi para o quarto , mas três dias depois teve que voltar para a UTI . Era o início de uma pneumonia, imediatamente combatida . Porém nova complicação , devido à baixa imunidade, Seu estado é grave. Está entubado para facilitar a sua respiração e sedado. Seus sinais vitais estão dentro da normalidade e hoje , recebi na primeira visita da manhã , a notícias de que seu organismo começa a reagir positivamente aos antibióticos. As visitas estão restritas a 4 familiares.

Emocionados com a corrente de preces dos amigos antigos, dos amigos virtuais que são muitos, e com muita fé em Deus, estamos certos de que teremos nosso ente querido de volta á casa , brevemente ao nosso lado.

Não poderíamos deixar de nos pronunciar, pois estamos profundamente agradecidos:

Pela atenção recebida na Oncovida , por seu médico particular Dr Paulo Sérgio Lages, acompanhando-o, no hospital, diariamente, duas vezes ao dia;

Pela dedicação dos médicos, enfermeiros e técnicos do Hospital Santa Helena;

E, especialmente, ao Exército Brasileiro - Braço Forte Ombro Amigo  -, que, prontamente, assim que soube de sua internação, se colocou a disposição para o que precisássemos e têm estado sempre nos dando apoio moral e conforto.


Atenciosamente

Maria Joseita S. Brilhante Ustra

________________________
PS: Na visita das 16:30 horas ele apresentava uma pequena melhora e inclusive já estava com todos os sinais vitais praticamente normalizados, e já começavam a retirar a sedação e o tubo que levava oxigênio aos seus pulmões. Ao ouvir nossas vozes, já tentava abrir os olhos.

PS 2 - Na ânsia de ver meu marido sem o tubo de oxigênio , respirando totalmente por suas próprias forças, cometi um engano. Ele continua entubado , mas usando apenas 30% de auxílio da máquina, 70% do oxigênio que inspira já é com seu próprio esforço. Sua melhora é lenta, mas graças a Deus progressiva. Na visita da tarde terei maiores informações recebidas pela equipe que o assiste.

Mais uma vez nossos agradecimentos aos amigos que continuam enviando mensagens de várias partes do Brasil e do exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário