quinta-feira, 16 de julho de 2015

Petrolão: José Dirceu não desiste e pede acesso integral aos autos da Operação Lava-Jato


jose_dirceu_42Sol quadrado – Ex-ministro da Casa Civil no governo Lula e mensaleiro condenado à prisão pelo STF, José Dirceu de Oliveira e Silva solicitou ao juiz federal Sérgio Moro, na terça-feira (14), “acesso integral” aos autos da Operação Lava-Jato. O pedido de Dirceu, subscrito por seus advogados, se dá no momento em que o ex-ministro teme que esteja “sob iminente ameaça de prisão”.

Após a delação do lobista Milton Pascowitch, que afirmou que seus contratos de consultoria disfarçam propinas do esquema de corrupção na estatal petrolífera, o petista está convencido de que pode ser o próximo alvo da Lava-Jato. Por isso, no dia 2 de julho, o investigado entrou com pedido de liminar em habeas corpus preventivo no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), mas o recurso foi negado. Agora, José Dirceu aguarda que a decisão seja reconsiderada na 8ª Turma, formada por três desembargadores. A decisão deve sair nesta quarta-feira (15).

O medo de Dirceu aumentou consideravelmente após a Polícia Federal incluir sua empresa, JD Assessoria e Consultoria, em um grupo de 31 empresas “suspeitas de promoverem operações de lavagem de dinheiro” em contratos das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A construção foi iniciada em 2007 e deveria custar R$ 4 bilhões, mas já consumiu mais de R$ 23 bilhões da Petrobras.

O documento da PF é o primeiro de uma série de perícias técnicas que apontam um porcentual de desvios na Petrobras de até 20% do valor de contratos. O porcentual é superior aos 3% apontados até aqui na Lava Jato, que incluía apenas propina dos agentes públicos e políticos. A JD – que passou a ser usada por Dirceu para dar consultorias e palestras após sua saída do governo Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006 – integra a tabela de empresas indicadas “como operadoras de lavagem de capitais”.


“No período compreendido entre 31 de maio de 2010 e 28 de fevereiro de 2011, foi identificada movimentação financeira da empresa Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A para a empresa JD Assessoria e Consultoria Ltda., num montante de 844,6 mil reais”, informa a perícia. (Danielle Cabral Távora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário