sexta-feira, 31 de julho de 2015

ONU fará vistorias de surpresa em prisões e delegacias no Brasil


images (3)Prisão e tortura – A partir desta segunda-feira, 3, a Organização das Nações Unidas (ONU) vai investigar casos de torturas no Brasil e visitará, sem avisar, prisões. O relator da entidade Juan Méndez iniciará uma missão de dez dias pelo País para “identificar e examinar” os “maiores desafios em relação à tortura no Brasil”.

Vale ressaltar que nos últimos anos, a ONU chegou a qualificar a tortura no País como “ampla e generalizada”, o que fez o governo até mesmo tentar impedir a publicação de um informe.

A missão tem como objetivo avaliar até que ponto o governo tem lidado com essa situação, principalmente pelas forças de ordem. Méndez estará em Brasília, São Paulo, Sergipe, Maranhão e Alagoas. Em todos esses locais, poderá fazer visitas de surpresa a centros de detenção, a delegacias de polícia e penitenciárias.

Ele também se reuniu com autoridades, instituições de direitos humanos, com vítimas de tortura, seus familiares e ONGs. “Espero poder dialogar com o governo brasileiro sobre como lidar com os desafios de preservar o estado de direito, promover a responsabilidade e garantir o direito à reparação às vítimas”, afirmou Mendez.


Suas conclusões serão apresentadas no dia 14 de agosto, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário