terça-feira, 14 de julho de 2015

BC divulga cenário econômico pessimista e confirma mitomania compulsiva e irreversível de Dilma


dilma_rousseff_545Caos confirmado – Na cidade russa de Ufá, onde na última participou da cúpula do BRICS, a presidente Dilma Rousseff voltou a culpar o cenário internacional pela grave crise econômica que chacoalha o Páis em todos os seus quadrantes, não poupando até mesmo os mais longínquos rincões.

Desde que Luiz Inácio da Silva, o agora lobista de empreiteira, disse, em dezembro de 2008, que a crise internacional era uma reles “marolinha” e que o Brasil escaparia com facilidade dos efeitos colaterais do movimento que afetou várias economias ao redor do planeta, o UCHO.INFO vem afirmando que a responsabilidade pelo que acontece no território nacional é dos ocupantes do Palácio do Planalto, ou seja, de Lula e Dilma, que dois anos depois foi apresentada ao eleitorado verde-louro como a “gerentona” e “garantia de continuidade”.

Nesses quase sete anos, este site insistiu que a conta da economia em algum momento não fecharia e que a fórmula adotada pelo governo – ufanista, é bom destacar – era utópica e suicida. Sendo que o ônus dessa irresponsabilidade acabaria no bolso do cidadão, como há muito acontece.

Para desmentir as dissimuladas palavras de Dilma, o Boletim Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (13), mostrou que neste ano a inflação oficial deve chegar a 9,12%, contra 9,04% da previsão anterior feita pelos economistas consultados pela instituição. Trata-se da décima terceira elevação seguida da previsão de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Na última semana, o IBGE divulgou dados que revelaram ter a inflação alcançado a marca de 0,79% em junho, a maior alta para o mês nos últimos vinte anos. No acumulado de doze meses, a inflação oficial atingiu 8,89%, muito acima do centro do programa de metas estabelecido pelo governo, que é de 4,5% ao ano.

Em relação ao comportamento do Produto Interno Bruto (PIB), a aposta dos economistas é igualmente desanimadora, De acordo com os especialistas do mercado financeiro, o PIB deve registrar em 2015 retração de 1,5%, contra 1,49% da semana anterior, mas há que já trabalha com recuo de 2%. Se confirmada a previsão divulgada pelo Boletim Focus, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%. Resumindo, a tão falada “herança maldita” teve a paternidade alterada.

Para piorar um cenário que já era ruim, o BC informou que os analistas preveem que a taxa básica de juro, a Selic, deve encerrar o ano de 2015 na marca de 14,50%, sendo que atualmente o índice está em 13,75%. Isso significa, de chofre, recuo da produção e do consumo, assim como elevação do endividamento do Estado, como um todo.

Deixando de lado o “economês” e traduzindo o quadro atual para o bom e simples vernáculo, é descomunal o estrago produzido pelo PT na economia brasileira, que para retomar os tempos de glória precisará do esforço dos brasileiros de bem durante cinco décadas. Até porque, as fórmulas que estão sendo impostas pelo governo para impedir o naufrágio da economia hão de cobrar a fatura mais adiante.


Fora isso, o governo petista de Dilma Rousseff, a “mãe do PAC”, continua com dificuldades para investir em setores importantes como a infraestrutura, o que impede a recuperação da economia e alimenta a onda de desemprego. Certo estava um conhecido e gazeteiro comunista de boteco quando profetizou “nunca antes na história deste país”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário