sexta-feira, 20 de março de 2015

Ponto de vista: BASTA!


Basta é a palavra da moda, significa, segundo o dicionário informal da língua portuguesa, uma "ordem para interromper uma ação ou mandar alguém se calar"

O brasileiro, em 15 de março de 2015, na maior manifestação da nossa história democrática, foi às ruas e disse um sonoro: BASTA!

A ordem foi dirigida à Presidência da República, que, em suas patacoadas, nos leva ao atoleiro inflacionário e que infla a degradação moral tupiniquim ao acobertar seus "companheiros" de corrupção.

Foi o Partido da Presidente da República, o PT, que protagonizou o escândalo do mensalão e que agora estrela o ainda, pelo menos parcialmente, encoberto esquema do petróleo. O PT não é o primeiro partido político que assalta os cofres públicos e nem foi o responsável por inventar a corrupção, mas é quem nos rouba hoje, aqui e agora. Ao PT, na maior manifestação democrática dos últimos tempos, parcela significativa da população disse: BASTA!

É verdade que existem muitos outros esquemas de corrupção Brasil à fora. O PT, embora seja, hoje, o maior expoente da ladroagem, não é a única corja que nos assalta. Que não se enganem os outros ladrões, que não pensem que estão protegidos em suas quadrilhas, digo, agremiações políticas.

Não é a sociedade ou a mídia que criminalizam os partidos políticos, mas os políticos que usam as agremiações (que deveriam ser democráticas) como abrigo de quadrilheiros. Os políticos ladrões é que enfatizam a percepção de que todos ou quase todos os políticos – não apenas os do PT – são meliantes.

Mas a sociedade não diz o BASTA apenas ao PT, à Presidente da República e asseclas. A sociedade também diz um BASTA à forma espúria de se gerir as coisas públicas e privadas. A sociedade reclama um BASTA ao obscurantismo, aos conchavos de bastidores, à formação de cartéis. A sociedade diz um BASTA à carga tributária escorchante, diz um BASTA ao lucro e a ganância desmedida de empresas que exploram setores vitais à sociedade.

O BASTA também deve ser ouvido por órgãos públicos com as agências reguladoras, que se regulam alguma coisa, o fazem em prol de interesses inescrupulosos e nunca em favor da sociedade. A nossa telefonia é caríssima, em parte pela conivência da ANATEL, os planos de saúde, atrozes com o cliente nos momentos em que estes mais precisam. Para fazer o que fazem, contam com a ANS. E por aí podemos seguir criticando a ANA, a ANS, a ANEEL e tantas outras siglas.

A sociedade também diz um BASTA contra o sucateamento da saúde e da educação pública. Os professores, que, outrora formaram o PT, hoje são obrigados a sobreviver com menos do que o mínimo necessário. São obrigados a ministrar conhecimento sem que lhes sejam disponibilizados os meios necessários para lecionar nos tempos modernos.

As mazelas brasileiras são muitas e a todas elas devemos dizer em alto e bom som: BASTA!

Mas para transformar a realidade brasileira é preciso credibilidade, coisa que há muito o PT não tem. Os petistas dirão que os movimentos exalam o fedor do golpe. Mentira, o fétido do golpe exala das mãos vermelhas que subtraem as nossas riquezas. O fedor vem do Vaccari, do Genoino, do Dirceu, do molusco barbudo e da própria Dilma. A deterioração moral da política brasileira surge do conchavo entre Collor e Dilma, Sarney e Lula, fisiologistas e petistas. A putrefação moral do Brasil advém do aparelhamento do Estado por incompetentes e corruptos.

Por isso faço coro com a sociedade e digo BASTA DE PT, BASTA DE CORRUPÇÃO. Que os que sucederem o PT e quadrilha ouçam a voz das ruas e que adotem práticas diferentes, mais republicanas. A mobilização popular não pode enfraquecer, precisamos dar voz à insatisfação, precisamos, pois, dizer:

BASTA!


____________
André Soares é Defensor Público no DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário