domingo, 22 de março de 2015

Carregamento de armas para CUBA
Colômbia manterá em quartel a munição e armas apreendidas que se destinavam a CUBA

1425520530dxHwO navio de bandeira chinesa transportando armas e explosivos destinados a Cuba continua nas águas da cidade colombiana de Cartagena . Mas, por motivos óbvios, as autoridades mantém em segredo o local onde está atracado, ou fundeado a embarcação. 

O navio Da Xia Dan fez escala no último 28 de fevereiro naquela cidade. Passaria apenas dois ou trez dias para descarregar tubos de metal. Mas, inexplicavelmente, a polícia colombiana resolveu realizar uma inspeção rigorosa na embarcação. Algumas pessoas acreditam que possa ter havido denuncia por parte de um dos tripulantes. Após dois dias de buscas a carga ilegal foi descoberta.

O capitão insistiu em dizer que o navio transportava apenas produtos químicos, máquinas, peças etc. A busca revelou um grande esconderijo de armas ilegais, 99 foguetes, canhões, 100 toneladas de dinamite de uso militar e 2,6 milhões de detonadores.

De acordo com o governo colombiano, um comitê será responsável por fazer o desembarque do material para “transportá-lo com segurança.” Esse material seria transferido para uma guarnição militar.

O capitão do barco está detido em um hotel em Cartagena.

O navo Da Xia Dan estava transportando 100 toneladas de pólvora e grande equipamento militar, como munição e peças de artilharia.O regime em Havana não se pronunciou sobre o escândalo, o segundo sobre armas ilegais em que se envolve nos últimos meses. O que dá margens para especulações, como o possível reforço em material bélico no intuito de suprir uma empreitada em defesa de Nicolas maduro, ou de outro governo aliado que seja destituído por forças de oposição.


O general venezuelano, Antonio Rivero, disse que CUBA mantém na Venezuela cerca de 20 mil homens preparados para dar os primeiros combates contra uma suposta ação de militares venezuelanos contra Nicolás Maduro.


Publicado originalmente no site da Revista Sociedade Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário