sábado, 21 de fevereiro de 2015

FEB comemora 70 anos da tomada de Monte Castelo na 2ª Guerra Mundial

Força Expedicionária Brasileira - ANVFEBDepois de quatro meses de combate, iniciado em 24 de novembro de 1944, a maior parte deles no inverno europeu, as tropas brasileiras conseguiram derrubar os soldados dos exércitos nazi-fascistas de Itália e Alemanha, dando passo importante em pleno território inimigo.

A Tomada de Monte Castelo, em 21 de fevereiro de 1945, foi fundamental para o avanço dos Aliados rumo a Bolonha, completando no dia de hoje 70 anos.



O Retorno à Pátria Amada

Mas nem tudo foram flores para esses honrados guerreiros. A volta dos Pracinhas ao Brasil foi, antes de tudo, árdua e penosa.

Após mais de sete meses de guerra e a morte de 450 brasileiros, o retorno dos Pracinhas iniciou-se após a rendição da Alemanha, em maio de 1945, tendo os primeiros combatentes desembarcado no Rio de Janeiro em julho.

Os Pracinhas eram louvados em versos e em prosa. No rádio, Ataulfo Alves e suas pastoras, cantavam: “…E por isso a Nação vos recebe pondo flores no vosso fuzil. Salve, bravos soldados da FEB. Salve heróis, filhos bons do Brasil.”

Iniciou-se o desfile, ou melhor: a marcha lenta em coluna por um, porque o povo, descontrolado, entusiasmado, rompeu os cordões de isolamento e impediu a parada em coluna por quatro, como era o regulamento.


Aos que conseguiram rever o solo pátrio a readaptação à vida civil não foi fácil, pois os benefícios e direitos a que faziam jus, como recolocação profissional e auxílio médico-psicológico, demoraram cerca de 40 anos para serem reconhecidos pelo governo.

Aqui homenageamos estes valorosos brasileiros, verdadeiros heróis de nossa pátria, que, muitos com sacrifício da própria vida, lutaram para elevar o nome do Brasil e seus princípios de soberania, paz e democracia.

Aos PRACINHAS, nossos verdadeiros heróis e exemplo de brasilidade patriótica, o nosso 

BRAVO ZULU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário