sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

ADVOGADOS PELA DEMOCRACIA

Por Amadeu de Almeida Weinmann


“O advogado só é advogado quando tem coragem de se opor aos poderosos de todo gênero que se dedicam à opressão pelo poder. É dever do advogado defender o oprimido. Se não o faz, está apenas se dedicando a uma profissão que lhe dá o sustento e à sua família. Não é advogado.”(1)

Prezados Colegas,

Tendo tomado conhecimento do Manifesto em Defesa das Prerrogativas deste advogado que em breve completará cinquenta anos no exercício dessa gratificante e honrosa profissão, envio essa mensagem de agradecimento e, ao mesmo tempo, de apoio à nobre causa em defesa da democracia.

Verifico que os colegas formam um grupo de advogados com uma preciosa contribuição à Ordem dos Advogados do Brasil, pelo menos aqui no Rio Grande do Sul. Lutaram pela melhoria dos serviços públicos de transporte aéreo, posteriormente de telefonia celular e, ultimamente, se uniram para tentar resolver o grave problema da pista do aeroporto Salgado Filho.

Outras foram suas atuações que não compete listar agora.

A defesa de um advogado deu-lhes força para lutar pelo reestabelecimento dos valores morais da nossa malfadada república.

Quero aderir, especialmente, a essa causa.

Somos todos pela democracia e, por isso, nos identificamos. Dói em nossas almas o mar de lama a que nos está levando os destinos da República. Esse mar de lama está, epidemicamente, se alastrando a todos os ramos da nossa empobrecida sociedade. A atuação do Governo Federal na proteção aos ‘Mensaleiros’ - que, com suas sentenças transitas em julgado, chegaram aos presídios mais como vitoriosos do que como condenados, o que nos faz assombrados.

Com a benção do poder, todos os políticos condenados estão em liberdade.                           

 Hoje em dia as surpresas que nos trazem os processos das roubalheiras da  Petrobras, com inseguranças quanto ao bom exemplo que o processo deve dar à Nação, só nos é possível acreditar a partir de investigações sérias dos prejudicados americanos do norte, investigando, seriamente, o ”caso” Pasadena.

Enquanto nossos portos estão desatualizados, nosso dinheiro patrocina novos e bem aparelhados, no exterior. Até os valores gastos com o estabelecimento da Petrobras, num país da América do Sul, nos são confiscados com uma expropriação e nacionalização não defendida, traindo os deveres para com a nossa pátria.

Tememos, a cada manhã, ler os jornais, ouvir rádio, ler e-mail’s ou assistir televisão. Tudo isso nos assusta ante nenhuma proposta para com o futuro!

Mas o que mais nos dói em nosso peito varonil, de patriotas e nacionalistas que somos, é o silêncio de nossa ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL.

Todos nós conhecemos ditados tais como “quem cala consente” ou, “digas-me com quem andas que te direi quem és”. Da instituição ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL o silêncio é assustador, senão que amedrontador.

Nenhuma palavra de protesto ou de discordância ante os desgovernos desta pobre nação. A corrupção, para eles, parece não existir!

Calam, consentindo; silenciam por que andam junto com eles.

Os estelionatos eleitorais não lhes aperta o peito. Os aumentos de impostos e dos derivados do petróleo, determinantes do aumento de tudo, a partir dos alimentos, não causa opressão no peito de nossa instituição.

Anote-se que a queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional fez desabar o preço da gasolina em todo o mundo. Menos no Brasil, único país onde o preço aumentou, apesar das falsas promessas eleitorais.

Lembra-nos a história, que a primeira contestação ao Estado Novo foi idealizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil. A Carta dos Mineiros foi que derrubou a ditadura fascista brasileira, publicada em 24 de outubro de 1943 (aniversário da vitória da Revolução de 1930).

Lá, entre os 92 signatários, se encontravam advogados como Adauto Lúcio Cardoso, Afonso Arinos de Melo Franco, Alberto Deodato, Álvaro Mendes Pimentel, Antônio Neder, Caio Mário da Silva Pereira, Daniel de Carvalho, Dario de Almeida Magalhães, Edgar da Matta Machado, Francisco Mendes Pimentel, João Franzen de Lima, Milton Campos, Odilon Braga, Olavo Bilac Pinto, Pedro Aleixo, Virgílio de Melo Franco e Carlos Horta Pereira, o mais jovem deles.

O movimento das “Diretas já”, e tantos outros movimentos “Para FrenteBrasil”, foram tramados nas orlas da nossa Ordem. Os movimentos políticos e sociais tiveram, sempre, o aval da ORDEM naqueles objetivos futuros, respeitando a história passada, tanto do Império quanto as da República. Até a Lei da Anistia, confirmada pelo Supremo Tribunal Federal não é respeitada pela dita instituição.

Hoje nada, ante algo tão grave como a corrupção nunca havida.

Convido a todos os colegas a assumir, hoje, um compromisso de honra, - como colaboradores da Justiça, - de lutar por uma OAB cumpridora de seus deveres
institucionais. Aprendemos pelo digno e saudoso Sobral Pinto que “o advogado só é advogado quando tem coragem de se opor aos poderosos de todo gênero que se dedicam à opressão pelo poder”.

É a convocação que faço a todos os advogados que amam o Brasil e a Justiça e prometeram “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Porto Alegre, 18 de fevereiro de 2015.

Amadeu de Almeida Weinmann
Advogado Criminalista
OAB/RS 5.962

P.S.: Para não dizer que a instituição Conselho Federal OAB não está fazendo nada pela salvação do Brasil, melancolicamente, temos que admitir que ela está buscando satisfazer a vaidade de seu presidente nacional, numa luta sem tréguas, para que o governo corrupto o faça Ministro do Supremo Tribunal Federal.


Publicado originalmente no site A Verdade Sufocada


____________________
(1) Lição de Heráclito Fontoura Sobral Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário