domingo, 21 de dezembro de 2014

Do Comandante da Marinha:
INFORMATIVO À TURMA MENDES

Por AE Julio Soares de Moura Neto


Passando à consideração de cada um.

Prezados amigos da TURMA MENDES

1. Nesses últimos dias, tenho recebido pesadas críticas de companheiros, indignados com uma manchete dos jornais de sábado, na qual eu teria dito: "A Comissão da Verdade cumpriu o seu papel".

2. Pela amizade que sempre nos uniu e pelo apoio que nunca me faltou por parte da Turma Mendes, encaminho a todos o e-mail enviado aos Almirantes-de-Esquadra da ativa e da reserva, no qual são dados alguns esclarecimentos:

A fim de dirimir quaisquer dúvidas geradas sobre as minhas declarações em resposta aos questionamentos relacionados à entrega do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), durante a entrevista coletiva concedida em dia 12 de dezembro, por ocasião da cerimônia de inauguração do Prédio Principal do Complexo do Estaleiro de Construção de Submarinos, esclareço que:

a) Determinei a leitura minuciosa e analítica do relatório final da CNV, a fim de mapear todos os dados relacionados à Marinha do Brasil (MB) constantes nesse documento. Enquanto esse processo é executado, aguardar-se-ão as orientações do Governo Federal, a fim de adotar as medidas cabíveis para a defesa do posicionamento da Força;

b) A declaração de que CNV “cumpriu seu papel” não denota a concordância com o conteúdo do relatório. “Cumprir seu papel”, nesse caso, significa tão somente o reconhecimento de que as tarefas atribuídas àquela Comissão, descritas na Lei nº 12.528/2011, sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff, foram concluídas com a produção do relatório final apresentado em 10 de dezembro.

Por oportuno transcreve-se abaixo o texto, na íntegra, que foi mencionado por mim e publicado na mídia:

- "A Comissão Nacional da Verdade cumpriu o papel dela. Fez o relatório sobre o qual nós não tivemos a oportunidade de nos debruçar.  Então não podemos analisar o que foi escrito." - disse o almirante, na terceira vez em que foi perguntado sobre as conclusões da CNV.

Por fim, ressalta-se que continuarei perseguindo, incansavelmente, a preservação da imagem da Força, conquistada com o árduo trabalhe homens e mulheres que, com honradez e retidão de caráter, construíram uma instituição sólida e coesa, respeitada pela sociedade brasileira.

 3. Além disso, gostaria de levar a vocês:

a) A minha preocupação, que é grande, quanto ao que o Governo fará com o Relatório. Não creio que haja interesse em discutir o assunto pela imprensa. A polêmica não ajuda.

b) Devo dizer-lhes que não concordo com o teor do documento. Estou encaminhando Ofício ao MD, com o meu repúdio e o da Marinha, quanto ao fato de serem incluídos nomes de Chefes Navais que merecem todo o nosso respeito, além de outras inverdades.

c) Fiquem certos que sempre procurarei fazer o melhor pela Força, dentro da minha responsabilidade de conduzi-la, bem como de preservar os seus projetos estratégicos, mesmo que isso não seja compreendido por alguns companheiros.”


Matéria recebida por e-mail - publicada originalmente no site A Verdade Sufocada

TURMA MENDES - Guardas-Marinha promovidos em agosto de 1964 


O vídeo retrata momentos marcantes da Turma de Guardas-Marinha, promovida em agosto de 1964. Foi disseminado, pela primeira vez, para os componentes da TURMA MENDES, no Bar dos Aspirantes da Escola Naval (EN), em Encontro realizado num domingo de agosto de 2005.

As fotos, extraídas da revista "A GALERA 64", não estão nítidas, pois a impressão, na época, era de má qualidade; além disso, o papel amarelou e deteriorou-se, com o passar do tempo.

O "filmete" foi elaborado pelo Raposo e pelo CB-MO Lisboa, em julho de 2005. Raposo selecionou as fotografias, a sequência das mesmas e as músicas de fundo; Lisboa elaborou o vídeo.

A Biblioteca da EN possui em seu arquivo as revistas "Galeras" que já foram editadas até os dias de hoje. Quem desejar consultá-las, deve procurar o Setor de Obras Raras.

Viva a TURMA MENDES. Viva a MARINHA DO BRASIL.


Fonte: YouTube

Um comentário:

  1. Saudade de um tempo que não conheci mas que sobrevive na minha alma, no meu sangue de patriota . Os hinos me emocionam e não entendo de que matéria são feitos os traidores da Pátria.

    ResponderExcluir