sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ARGENTINA: Tensão Social e Protestos de Fim de Ano...

Depois que o governo de Cristina Kirchner recusou o pagamento de um bônus de fim de ano para setores de baixa renda, o Movimento “Barrios de Pie” mobilizou ontem seus militantes para irem para a frente da  Câmara Argentina de Supermercados reivindicar, através de boicotes e bloqueios à 20 hipermercados, "doação solidária" de bolsas de alimentos para cerca de 8000 famílias. As empresas dizem que não tem como atender à solicitação e pediram ajuda ao governo.

As grandes cadeias calcularam gastos da ordem de 3 milhões de pesos em mercadoria para cada filial, e, ao mesmo tempo que faziam esta avaliação, descartaram a possibilidade de vir a fazê-lo. "Sempre pedem alguma coisa, e acabamos por oferecer um número muito menor," disse uma fonte de uma cadeia líder à “La Nacion”.

Consultadas, fontes próximas ao Secretário para a Segurança, Sergio Berni, negaram ter propostas do Movimento “Barrios de Pie” e dos supermercados. Correntes acreditam que o governo deveria cobrir o dinheiro se a reivindicação aumentar, e avaliar a possibilidade de uma reunião com o Secretário para a segurança. Assessores de Berni relativizam a situação: "Eles querem criar um grande movimento para forçar a negociação, mas não têm a capacidade de mobilizar a 8.000 famílias", disse um porta-voz da Secretaria para a Segurança.

O Movimento Barrios de Pie, comandada por Daniel Menéndez estima que esse é o número de famílias que faz parte da organização.

Há algumas semanas atrás, tinham reivindicado um bônus de 20000 pesos extras para Dezembro, para os trabalhadores formais, informais, cooperativados, aposentados e beneficiários de programas sociais. Depois da rejeição do Governo, reivindicaram a doação de alimentos e Cestas de Natal pelos supermercados.

"Não pedimos um montante fixo, mas sim que se avalie a possibilidade que cada supermercado tem de fazer uma doação, de forma solidaria, dentro de sua capacidade como uma responsabilidade social política ou corporativa, sem obrigar a ninguém", disse Menéndez a "La Nacion".

Foram solicitadas caixas de panetones, pudins e confeitos natalinos, além de alimentos não perecíveis, como leite em pó, arroz, macarrão, açúcar e capim, entre outros.

Boicotes e bloqueios ocorreram ontem em cadeias como La Matanza, San Miguel, Avellaneda, San Martín, Lanús, Três de Febrero, Lomas de Zamora, Moreno, Moron, bastões, La Plata, San Isidro e CABA.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário